Autenticidade: um aliado na liderança de sucesso

Hoje muitos profissionais encontram um desafio diante de si que é conseguir obter um equilíbrio entre o que realmente é e o que esperam dele no ambiente de trabalho.

Para o cargo de líder esse desafio é ainda maior, já que se espera que a liderança seja um exemplo para os demais.

Nessa lógica, a autenticidade é apontada como uma importante característica dos líderes de sucesso, já que apesar das diferenças na forma de liderar precisam gerar confiança em sua equipe de forma que os motivem a se dedicarem para alcançar as metas e os objetivos.

E para isso, o líder precisa mostrar que sua liderança é verdadeira, genuína, um reflexo de seus pontos fortes, valores e cultura.

No entanto, nem sempre o líder consegue expressar sua autenticidade, já que há uma tendência natural das pessoas em buscar por conformidade e pertencimento.

Dessa forma se comportam de acordo com o que é esperado e dizem o que os outros querem ouvir.

Por outro lado, também existe aqueles que necessitam buscar sua individualidade através de pensamentos originais e do agir de forma diferente. Sendo assim a autenticidade é um equilíbrio entre os dois.

Além de ser uma experiência pessoal, a autenticidade envolve tanto os pensamentos, valores, emoções e crenças de uma pessoa. Diz respeito ao que acredita, como age no mundo e se está de acordo com o seu verdadeiro eu.

Por isso, que no ambiente de trabalho, não é incomum encontrar líderes com grandes dificuldades de agir de maneira autêntica. Alguns até chegam a criar argumento racionais para justificar seu comportamento que muitas vezes vão contra o que acreditam.

Outros se tornam líderes solitários, que não conseguem construir relacionamentos, ou ainda, tentam vender uma ideia de ser bem sucedido, sendo que na verdade não consegue equilibrar a vida fora do trabalho.

E para inspirar uma pessoa, o líder precisa agir de acordo com o que acredita, demonstrando paixão por sua visão de mundo e assim conseguindo influenciar outras pessoas.

É importante desenvolver relacionamentos agradáveis e baseados na confiança e direcionando sua equipe para alcançar as metas e resultados.

Para desenvolver a autenticidade é necessário que a liderança seja baseada na organização e na busca do desenvolvimento pessoal e profissional constante.

Segundo os Especialistas em Recrutamento e Seleção de Pessoas é importante que a liderança tenha:

  • Autodisciplina

Um bom líder deve se concentrar nos aspectos importantes do que é preciso fazer, ser sensível as necessidades dos outros, sem perder o foco ou o profissionalismo. Um bom exemplo, a liderança precisa estar focada e agir com disciplina.

  • Lidere com o coração

Quando o líder consegue agir de forma aberta e com atitude positiva ele envolve os outros, transmite confiança, força e motivação para atingir os objetivos.

  • Tenha valores fundamentais

Apesar de cada líder ser diferente é necessário que alguns valores sejam comuns a uma boa liderança. Podemos destacar alguns valores fundamentais como: o falar a verdade, agir eticamente, ser orientado para resultados, buscar o sucesso, e direcionar a equipe para o desenvolvimento pessoal e profissional.

  • Orientar e direcionar sua equipe para o objetivo final

Um bom líder deve levar sua equipe a alcançar os resultados, sempre buscar por objetivos maiores, além de encontrar formas de criar relações de confiança, ser solidários, desenvolver uma comunicação honesta e se manter focado nos objetivos.

Como já mencionamos acima para desenvolver a autenticidade é necessário organização e desenvolvimento pessoal e profissional constante, só assim você vai conseguir ser um líder de sucesso!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *