Gestão Comportamental: como aumentar a produtividade no trabalho

Cada vez mais as empresas estão valorizando o conhecimento sobre o comportamento dos seus colaboradores.

Ele pode ser entendido como um conjunto de comportamentos e atitudes praticadas pelas pessoas que constitui a empresa, como por exemplo seus funcionários, líderes e diretores.

E o impacto dessas condutas e costumes podem influenciar no andamento e desenvolvimento da empresa.

Dessa forma, o comportamento organizacional influencia todo o clima da corporação e mostra quais são as visões e impressões que as pessoas possuem desse local de trabalho em questão.

Por isso que entender o comportamento organizacional é de extrema importância na dinâmica de manutenção e melhoria dos processos de gestão de pessoas, pois norteia o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever e evitar problemas individuais e coletivos entre os colaboradores.

Além de estruturar métodos de liderança e estratégias de gestão efetivas para o alcance de metas e resultados desejados.

Fazer estudo e avaliação do comportamento organizacional também visa trazer o entendimento sobre as lacunas empresariais, tanto comportamental e cultural, para um desenvolvimento contínuo e assertivo de resultados.

Com isso, é possível atrair e reter talentos, evitar o turnover, além de promover maior engajamento, aumentar a produtividade e a harmonia.

 

Gestão comportamental

 

Hoje o maior diferencial competitivo de uma empresa é o seu capital humano. Por isso, que além de construir um time de alta performance, através de uma captação dos melhores talentos, é preciso conduzir com assertividade para alcançar resultados extraordinários.

Aumento de produtividade usando o perfil comportamental

 

O Mapeamento comportamental ou de personalidade tem como principal objetivo identificar as competências e tendências de comportamento das pessoas.

Esse processo faz parte das ferramentas do setor responsável pela gestão de pessoas – o Recursos Humanos. E é muito utilizado pelas empresas para analisar se determinado profissional é qualificado a um possível cargo na organização.

Com essas informações é possível estabelecer estratégias para um recrutamento e seleção mais assertivo e para o desenvolvimento dos profissionais.

Dessa forma, é possível contar com colaboradores alinhados à função, à equipe e à cultura da empresa, o que impactará na produtividade.

Conhecer as características de uma pessoa ajuda na compreensão de quais tarefas aquela pessoa tem mais potencial de executar com excelência. Desse modo, fica mais fácil colocar a pessoa certa na função certa.

 

Gestão comportamental no processo de recrutamento e seleção

 

Iniciar já o processo de recrutamento e seleção com o desenvolvimento da gestão comportamental pode trazer maior eficácia e resultados satisfatório para a empresa.

Imagine uma situação: a empresa precisa de um engenheiro químico, com proficiência em alemão e experiência na área de no mínimo 2 anos.

Ao selecionar o currículo, a empresa procurará candidatos com essas características. Entretanto, os dados apontam que o comportamento é um fator determinante para o sucesso e a permanência do profissional na empresa.

É ai que entra a análise do perfil comportamental. Através dele, é possível identificar se o candidato possui as competências necessárias para exercer bem a atividade, saber se ele encaixa bem na equipe e na organização como um todo.

A realização de análise do perfil comportamental é fundamental para a escolha dos melhores candidatos, pois muitos profissionais podem até ter a capacitação necessária, mas não possuírem o perfil comportamental adequado.

 

Gestão comportamental no desenvolvimento de colaboradores

 

Além de iniciar a gestão comportamental já no recrutamento e seleção, é fundamental manter essas análises ao longo de toda jornada do profissional na empresa para melhorar o aumento da produtividade.

Gerir pessoa não é tarefa fácil, exige muitas habilidades, ainda mais quando é preciso lidar com profissionais de gerações diferentes.

Por isso, que o teste de perfil é tão importante. Pois com ele é possível entender quais pontos precisam ser trabalhados para que a equipe atue com máxima performance.

Dessa forma, é possível construir equipes mais equilibradas e em que várias habilidades são trabalhadas para potencializar a produtividade.

A gestão comportamental e aumento de produtividade andam juntos, e isso faz com que a atuação do Recursos Humanos na realização de uma cultura que valorize o colaborador como um dos capitais mais importantes para o desenvolvimento da empresa seja essencial.

Conhecer o perfil dos profissionais te ajudará nesse processo de tornar a gestão mais personalizada e também mais eficaz, pense nisso!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *