Por que uma empresa deve oferecer recolocação ao profissional que ela vai demitir?

Nos dias de hoje não é mais novidade ouvir sobre demissões nas empresas. Tal fato decorre de reestruturações, redução de custos, reciclagem, extinção de cargos, crise econômica, enfim, seja qual for o motivo, terá sempre o peso da perda para o profissional que é demitido. Embora, muito se fale em estar preparado para quando isso acontecer, sabemos que a perda é um processo doloroso para quase todos os seres humanos.

Por outro lado trata-se de uma possibilidade de evolução e se o profissional estiver “amparado” terá melhores condições emocionais de superar este momento. Portanto, as empresas que precisam demitir terão oportunidade de praticar o reconhecimento e a sua responsabilidade social junto a esse profissional que dedicou anos de sua vida para ela. Ir em busca de empresas que possam apoiar o profissional neste momento, diminuirá ” a falta de chão” do demitido. Um serviço de recolocação contribuirá para que o demitido resgate sua auto estima e consiga perceber as possibilidades existentes após a perda, desde que a consultoria tenha ética e empatia para com este profissional.

O trabalho de recolocação, que a empresa pode contratar fará da demissão um processo menos doloroso, pois além do apoio ao demitido, também ameniza os impactos da demissão aos que ficam na organização.
Um outro fator que podemos salientar trata-se do apoio ao profissional para que ele não caia em “arapucas”quando a iniciativa de contratar os serviços de recolocação parte dele próprio.

Neste momento de vulnerabilidade, nem sempre consegue escolher bem a empresa de recolocação para assessorar-lhe e acaba em processos enganosos. Portanto, quando a empresa que demite, tem o cuidado em contratar consultorias para este trabalho, estará minimizando decepções do profissional quando sua escolha é equivocada.

Lucia Helena Melo Mauro
Psicóloga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *