Recrutamento e Seleção: 5 erros para se evitar na hora de contratar

O processo de recrutamento e seleção é uma ótima forma de identificar talentos que vão fazer sua empresa ter sucesso.

Por isso é muito importante que esse processo seja feito por um profissional qualificado e com experiência e com uma forma bem criteriosa.

Recrutamento e Seleção: o grande desafio

Um processo de recrutamento sem critérios adequados e instrumentos inapropriados podem gerar prejuízos financeiros, perda de tempo e fracasso no preenchimento da vaga.

Por esse razão, é importante planejar e executar a seleção com o máximo de cuidado para evitar as falhas, e garanta o sucesso do recrutamento.

Mesmo com as técnicas e estratégias para avaliar quais candidatos atendem aos critérios específicos da vaga, ainda é normal que aconteça erros por parte do selecionador.

E para se evitar que isso aconteça é importante conhecer os principais erros cometidos na hora do processo de recrutamento e seleção de funcionários.

Conheça os 5 principais erros para se evitar no processo:

1 – Falta de clareza com as informações da vaga

A falta de clareza nas informações da vaga pode causar interesse de pessoas que não tenham nada a ver com o perfil buscado e até afastar candidatos interessantes, que não conseguiram entender as atribuições da vaga.

É muito importante ter claro na descrição da vaga:

  • As atividades previstas
  • Local de trabalho
  • Competências exigidas
  • Escolaridade
  • Possibilidade de trabalhar em home-office
  • Necessidade de viagens
  • Bonificações oferecidas

2 – Falta de um processo indefinido

Sempre tenha estruturado e planejado todas as etapas de um processo seletivo como:

  • Estabeleça prazos
  • Determine recursos e estrutura para a admissão dos currículos
  • Defina avaliações de desempenho
  • Estipule dinâmicas e entrevista

Todo esse planejamento vai evitar que erros sejam cometidos e vai ajudar a atrair candidatos mais sérios.

3 – Deixar de pedir indicações

É sabido que currículo e a entrevista vão revelar alguns aspectos do candidato, mas é importante ir mais além. Já que a pessoa fica predisposta a ocultar seus pontos fracos e na maioria das vezes demostra ser mais do que é.

Para se certificar que esse candidato se encaixa perfeitamente a vaga e tem a postura necessária. Levante referências onde esse candidato já trabalhou com colegas de trabalho, chefes, gestores ou supervisores.

É uma forma de se certificar que o candidato se encaixa no cargo.

Agora caso avalie as recomendações do LinkedIn, sempre certifique-se da credibilidade das referências.

4 – Ir para entrevista sem se preparar

Selecionar candidatos não é uma tarefa fácil e exige preparação antecipadamente. Por isso, saiba exatamente as necessidades e atribuições do cargo e monte um roteiro com perguntas.

É importante estudar com antecedência o currículo do candidato para saber com quem está falando e para possibilitar que as dúvidas possam ser sanadas durante a entrevista.

5 – Falta de tempo suficiente

A falta de tempo e a urgência pode resultar em erros e equívocos na hora do recrutamento e seleção. O mesmo pode acontecer em um processo longo e cansativo.

O processo sem ser feito com tempo adequado pode trazer prejuízos muito grandes.

Por isso, é importante ter tempo suficiente para analisar tudo o que for necessário e ter a certeza de que o candidato escolhido será adequado para a empresa.

Um outro prejuízo na demora para encerrar o processo, é que bons candidatos sempre participam de outros processos e a demora pode fazer com que um talento vá para o seu concorrente.

Um bom processo de seleção faz com que a equipe se torne mais harmoniosa e produtiva o que no final faz com que a empresa obtenha melhores resultados.

O processo de recrutamento e seleção de sua empresa tem aumentado o desempenho da sua empresa? Se ainda tiver alguma dúvida sobre recrutamento e seleção entre em contato conosco



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *