Saiba como fazer o desenvolvimento de competências

Para o sucesso de uma equipe e da empresa como um todo é fundamental ter profissionais certos nas funções certas.

Isso quer dizer que um bom desempenho vai depender de colaboradores com as competências técnicas e comportamentais apropriados à função. Mas isso não é tudo!

Já que existem os profissionais que fazem parte da equipe há algum tempo e é preciso levar em consideração que as coisas estão em constante mudança.

Os gestores têm como papel ajudar os colaboradores no desenvolvimento das competências necessárias para adaptação às necessidades tanto da equipe como da organização.

Por isso, vale lembrar que não basta fazer um processo de recrutamento e seleção só para os novos colaboradores.

O profissional que cuida da Gestão de Pessoas, precisa saber implementar o desenvolvimento de competências também em sua empresa.

Desenvolvimento de Competências

 

O desenvolvimento de competências é importante se você deseja alcançar os melhores resultados em uma empresa.

Saber o papel de cada colaborador é vital, para esse crescimento. Além de que é importante que esses profissionais tenham as competências e tendências comportamentais adequadas à empresa, à equipe e a função que vai exercer.

Hoje, para um profissional, o comportamento é um fator fundamental tanto para sua permanência e sua performance na empresa. Por isso, é muito importante que o profissional que faz a Gestão de Pessoas esteja atento a esse aspecto.

 

Como realizar o desenvolvimento de competências

 

Para se ter colaboradores adequados ao que sua empresa necessita, primeiro é importante saber quais são as competências e tendências comportamentais de cada um dos profissionais.

Com isso, você vai conseguir saber qual é seu ponto de partida e definir qual lugar você quer chegar com o processo de desenvolvimento de competências.

E para conseguir implementar isso na sua empresa, você precisa cumprir algumas etapas principais:

  • Conhecer as características atuais da pessoa
  • Entender quais competências precisam ser desenvolvidas para melhorar os seus resultados
  • Criar um plano nesse sentido

Para realizar o processo de desenvolvimento, um exemplo é colocar o profissional perto de alguém que já tenha as competências necessárias bem desenvolvidas para realizar um processo de aprendizagem conjunto diário.

Além de várias outras maneiras, é valido solicitar tarefas que permita que o funcionário trabalhe as habilidades necessárias, como desafios.

Vale lembrar que o desenvolvimento de competência é um processo e pode levar tempo, mas que vale a pena! Além de ajudar a diminuir a rotatividade em sua empresa.

Você trabalha o desenvolvimento das competências em sua empresa?



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *