Contar com uma boa equipe de vendas é um dos passos fundamentais para que um estabelecimento comercial obtenha resultados positivos. Além de estarem alinhados à cultura da empresa, os vendedores também devem possuir alguns atributos essenciais para a profissão, como boa comunicação, cordialidade, conhecimento sobre os produtos que estão sendo comercializados, capacidade de persuasão e simpatia.
Estes atributos devem ser levados em consideração no momento da contratação da equipe. O investimento no capital humano qualificado é estratégico para as empresas, já que isso pode ser decisivo para que produtos e serviços possam ser vendidos e para que clientes possam ser fidelizados.
O vendedor é aquele profissional que representa a empresa no contato com o público-alvo. Por isso, ele deve ser selecionado e treinado com máxima atenção.
Para que as contratações sejam vantajosas para a empresa, é imprescindível que, desde o momento da seleção, o contratante avalie alguns pontos no perfil do candidato. A entrevista de emprego, a dinâmica e outros processos da seleção devem ser rigorosamente planejados pelo setor de Recursos Humanos. Confira algumas dicas para contratar os melhores profissionais de vendas para sua empresa!
Como deve ser o processo de seleção de vendedores?
O contratante precisa usar na seleção da equipe de vendas algumas perguntas estratégicas no momento da entrevista. Além de realizar uma análise minuciosa dos currículos, é fundamental constatar se um potencial candidato tem mesmo o perfil adequado para atuar na empresa. Confira algumas dicas:
1 – O vendedor ideal – Antes de definir o perfil do vendedor ideal, a empresa precisa estabelecer sua identidade, sua cultura organizacional e seus valores. Com essas informações bem definidas, fica mais fácil encontrar pessoas com a personalidade ideal para trabalhar na equipe de vendas.
2 – Divulgação das vagas – Muitas empresas já sabem onde e como divulgar suas vagas para encontrar vendedores que tenham o perfil desejado pela corporação. Por exemplo, se uma loja de artigos de surf busca vendedores com perfil jovem e arrojado, ela sabe que precisa divulgar as vagas em ferramentas online, como nas redes sociais, que é onde esse perfil profissional pode ser mais facilmente encontrado.
3 – Seleção dos currículos – Ao receber muitos currículos para uma posição de vendas, é importante que a empresa faça uma boa seleção inicial. Os candidatos podem ser segmentados por idade, qualificação, região onde moram, perfil, entre outros critérios. Para os currículos que chamarem mais atenção, a empresa pode, até mesmo, visualizar os perfis de redes sociais dos candidatos, analisar o tipo de conteúdo que eles compartilham e verificar se eles realmente têm o perfil para a vaga. Assim, a entrevista fica mais assertiva e recebe os melhores candidatos.
4 – Referências – Ao contratar profissionais para a equipe de vendas, é sempre bom buscar referências de antigos empregadores. Outro ponto que deve ser destacado é que profissionais que já tenham experiência em vendas são sempre mais recomendados, pois se adaptam melhor e já têm aptidão para o trabalho.
5 – Regras de conduta da empresa – Já no momento da entrevista, o gerente deve deixar claro para os candidatos a cultura e as regras de conduta da empresa. Vale a pena destacar que a empresa preza por honestidade, pontualidade, proatividade, postura profissional e responsabilidade. Assim, os candidatos ficam cientes do que encontrarão no dia a dia de trabalho, caso sejam aprovados na seleção.
No momento de turbinar sua equipe de vendas, seja firme, assertivo e questione os potenciais colaboradores sobre tudo o que é importante para a sua empresa. Com uma postura aberta, profissional e planejada, fica mais fácil encontrar os melhores vendedores para seu time!