Treinamento de novos funcionários e os erros mais comuns

novos funcionários e os erros mais comuns

A contratação do melhor candidato a uma vaga não é o ponto alto de um processo seletivo. Isso porque o processo não acaba com a assinatura da carteira de trabalho do novo funcionário.

O setor de Recrutamento e Seleção sabe muito bem disso, afinal os treinamentos de funcionários, constitui uma etapa fundamental para o sucesso do processo e a melhoria da equipe.

Por isso, que neste post, vamos abordar 5 erros comuns que as empresas cometem ao treinar funcionários. Continue conosco até o final e descubra se isso acontece na sua empresa!

Treinamentos e os erros mais comuns

 

Boas-vindas e treinamento

Muitas organizações confundem a apresentação da empresa e das equipes como parte de um treinamento inicial. É apropriado lembrar que aquele profissional fará parte da rotina da empresa e por esse motivo de ser bem recebido.

É importante fazer que ele se sinta bem acolhido, por isso, apresente-o aos principais profissionais e às equipes que ele terá contato direto, deixando claro que o novo profissional poderá integrar a elas. Vale lembrar que apesar de importante, isso não consiste em treinamento!

Apresentar a empresa no primeiro dia de trabalho

O primeiro dia de trabalho tende a ser estressante, por isso, importante que as boas-vindas aconteçam antes do início das atividades do novo funcionário.

Ao contrário do que muitos pensam, que isso possa parecer desperdício de tempo, e até prejuízo, liberar um funcionário somente depois de apresenta-lo às equipes e mais um investimento na saúde psicológica do profissional.

Dessa forma, o início efetivo em suas atividades será muito mais tranquilo e muito menos traumático.

Treinamentos de funcionários durante a rotina

A realização de treinamentos de funcionários durante sua rotina de trabalho, ao contrário que se pensam não traz economia e nem otimiza o tempo.

Iniciar seu dia com o treinamento vai fazer com que o novo funcionário tenha mais tranquilidade para assimilar os conhecimentos e até agregar boas práticas nos processos que está aprendendo, visto que ainda não possui vícios da futura rotina de trabalho.

Desse modo, é importante treinar os novos membros de sua equipe alguns dias antes de darem início a suas responsabilidades.

Não fornecer material informativo por escrito

Muitas empresas acabam realizando os treinamentos dos novos funcionários apenas de forma oral, em alguns casos, são entregue um papel impresso ou arquivo digital com as regras internas somente.

No entanto, além do manual de condutas, é importante fornecer informações por escrito sobre os processos rotineiros de seu cargo, assim como a sua lista de tarefas e contatos dentro e fora da empresa.

Isso vai oferecer ao novo funcionário mais autonomia, além de evitar ter que explicar novamente o que já foi ensinado.

Exigir excelência de quem está começando

Todo novo profissional na empresa começa com muita expectativa, o que é normal. Contudo, nem todo novo conseguirá surpreender por seu desempenho, já que a cultura organizacional e os processos do dia a dia é novo para ele.

Por isso, é importante permitir que o novo funcionário domine suas novas responsabilidades em seu tempo.

Especialmente durante o período de experiência do profissional, com isso procure auxiliá-lo, forneça todas as ferramentas para seu sucesso e auxilie a eliminar obstáculos, até nos relacionamentos interpessoais se preciso.

Essas dicas ajudam a melhorar ainda mais a adaptação do novo profissional no ambiente de trabalho e na cultura da empresa além de possibilitar que a nova contratação seja um sucesso.

Você percebeu como esses erros podem ser prejudiciais aos treinamentos de novos funcionários?

Quer saber mais sobre o setor de Recrutamento e Seleção, então entre em contato conosco que teremos o prazer em te ajudar!

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