Como conquistar uma carreira gratificante

carreira-gratificante

Para muitos profissionais a busca pela satisfação no trabalho e uma carreira gratificante são os seus objetivos principais.

Pensando nisso, observamos que cresce o número de pessoas que buscam por um propósito tanto de vida como de carreira.

Quem não almeja um trabalho perfeito onde consiga conciliar suas habilidades, seus valores e que ainda seja relevante e onde sinta que seu trabalho é valorizado.

Mas o que de fato leva a satisfação no trabalho? O que tornaria uma carreira gratificante?

Podemos observar uma dificuldade e até em subestimar alguns tipos de trabalho.

E ele passa a acreditar que só será feliz e bem-sucedido se exercer determinado cargo, trabalhar em certas empresas ou até empreenderem.

No entanto, pesquisas mostram que as relações que uma pessoa tem dentro e fora do ambiente de trabalho tem muita importância tanto quanto a atividade que ela exerce para o crescimento profissional e se ter uma carreira gratificante.

Isso porque as conexões pessoais têm sua importância na promoção do senso de propósito e bem estar no ambiente de trabalho.

As relações e o gerenciamento eficaz do capital social afetam o resultado geral nas organizações, já que facilita:

  • O aprendizado
  • O compartilhamento de conhecimento
  • Aumenta o envolvimento
  • A retenção dos funcionários

Além de diminuir o desgaste, estimular a inovação e melhorar o desempenho tanto dos funcionários como da organização.

A importância de priorizar os relacionamentos tanto profissionais como pessoais e o gerenciamento de tempo, de uma forma eficaz, dentro e fora do ambiente de trabalho são fundamentais, para a construção e manutenção de uma carreira gratificante, além de ter uma vida mais equilibrada e um estado geral de felicidade.

Pensando nisso, alguns fatores são importantes para encontrar a realização, propósito e ainda ter uma carreira mais gratificante como:

  • Identifique quais são seus objetivos e valores, habilidades e conhecimentos que você têm e quais você deseja imprimir no ambiente de trabalho. Trace um caminho e reconheça quais recursos são necessários para atingir seu objetivo final.

    Tenha como foco o seu objetivo, afaste-se de todas as atividades e interações que te impede de alcançar seus objetivos.

    Fique perto de pessoas que compartilham dos seus valores e que contribuem para seu propósito e te ajudam a ser mais otimista, analítico e focado.

    Além disso gaste seu tempo em cultivar relacionamentos mais significativos, que lhe dê senso de propósito, minimizem os efeitos de situações desgastantes e que podem proporcionar aprendizagem e de crescimento pessoal e profissional.

  • Invista em relacionamentos e atividades fora do trabalho. Atividades fora do ambiente de trabalho aumentam muito seu leque de nossas perspectivas e contribuem tanto para a saúde física como mental.
  • Gerencie melhor o tempo dentro e fora do ambiente de trabalho.
    É fato! Nem sempre é possível evitar a sobrecarga de tarefas dentro e fora do ambiente de trabalho, no entanto, é necessário que você identifique quais são as atividades que sugam seu tempo.

    E algumas mudanças podem te ajudar a gerir melhor seu tempo, e para que isso aconteça comece fazendo reuniões mais objetivas, tenha uma comunicação mais eficaz, evite discussões desnecessárias e aproveite melhor o seu tempo para realizar as tarefas que realmente são necessárias.

  • Invista a gestão do tempo e das relações que você quer cultivar e que serão mais importantes para se ter uma vida e uma carreira mais gratificante. No entanto, com a liberdade para criar novas formas de viver e de trabalhar é importante não deixar que terceiros ditem nossas prioridades e preencham o nosso tempo com coisas que não trazem mais qualidade e satisfação a vida.

No entanto, mais importante que buscar um trabalho perfeito, é preciso investir em ações e relacionamentos que compartilhem com seus valores, propósito e te ajude a alcançar seus objetivos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *