Como fazer a seleção de mão de obra temporária?

contratação de mão de obra temporária

O comércio tem um calendário anual de datas sazonais importantes para turbinar as vendas, como, por exemplo, o Dia dos Pais, Dia das Mães, Natal, Dia das Crianças e Black Friday. Nestas datas, normalmente, a demanda dos clientes exige que as lojas contratem mão de obra temporária.

Aproveitar a sazonalidade das datas comemorativas é uma estratégia inteligente, mas que precisa de planejamento prévio. O primeiro passo é, sem dúvida, definir as campanhas e promoções que atrairão o público consumidor. Em seguida, vem a fase de seleção dos profissionais que ajudarão na missão de vender mais e atender o aumento do fluxo de clientes nos estabelecimentos.

As vagas de curto prazo são muito importantes no mercado de trabalho e na economia brasileira e garantem boas oportunidades para quem está em busca de uma atividade remunerada. Mas, para os empresários, a contratação temporária é sempre um desafio. É preciso encontrar profissionais que estejam realmente motivados para trabalhar e contribuir, que demonstrem interesse e um bom desempenho profissional e que estejam preparados para atender os consumidores.

O aumento do quadro de funcionários deve ser bem avaliado pelo empresário, levando em consideração a projeção feita para o aumento das vendas em determinada data comemorativa do calendário. Normalmente, as associações comerciais fazem pesquisas sobre a intenção de compras dos consumidores e isso pode ajudar a definir qual será o tamanho da equipe temporária.

Dicas para fazer a seleção de profissionais temporários

Para ter assertividade e eficiência na contratação de temporários, é indicado que as empresas tenham o suporte de uma agência de recrutamento e seleção, já que essa ajuda facilita a escolha dos melhores candidatos e garante agilidade ao processo. Esse comportamento também permite que as empresas obtenham o melhor time.

No momento de contratar uma empresa de seleção e recrutamento, avalie os seguintes pontos:

1 – Experiência e qualidade do serviço

A empresa de seleção deve ter experiência e tradição no mercado. Avalie a atuação da agência e saiba quais procedimentos ela adota para fazer o recrutamento e as entrevistas com os candidatos. Todos os processos e a parte burocrática da documentação devem ser feitos com rapidez e eficiência pela agência de recrutamento e seleção.

2 – Atendimento completo

Além de selecionar, a agência contratada também deve ficar responsável por toda a parte dos contratos e garantias ofertadas à empresa contratante. O atendimento deve ser completo, desde a solicitação de todos os documentos necessários até a garantia de pagamento dos encargos trabalhistas.

Além disso, a agência de seleção e recrutamento também deve oferecer garantias em relação à possibilidade de substituir um vendedor durante o período da contratação.

3 – Reputação do fornecedor de mão de obra

A agência de recrutamento e seleção precisa ser idônea e ter uma boa reputação no mercado. Antes de fechar com uma empresa fornecedora de mão de obra, solicite dados sobre sua regularidade fiscal, garantias de cumprimento das leis trabalhistas nacionais e conheça outros clientes que foram atendidos pela empresa.

Com todos estes cuidados, a contratação de mão de obra temporária se tornará muito mais prática, segura e efetiva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *